quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014


Bem, estes últimos dias tenho estado a pensar em várias coisas que foram acontecendo ao longo do último ano e, graças ao incentivo e força que me têm dado decidi olhar mais por mim.

Assim sendo, alguém muito especial criou uma coisa magnífica para mim :D (yeayy) e agora espero começar a desenvolver este projecto o mais depressa possível e vou começar pelo site.

Domínio comprado, alojamento arranjado, agora é só pôr tudo a funcionar e vou utilizar a plataforma do Wordpress (WP) para o meu site. Confesso que é um pouco confuso para mim a instalação do WP e tudo o que está em torno disso, mas tenho alguém que me explica as coisas bem e quando não o faz o Google ajuda-me muito também.

Como tal, hoje tomei notas no meu caderno de como instalar e configurar o WP, mas como já sei que mais dia menos dia arranco a folha, perco o caderno ou simplesmente já está cheio e acabará no lixo, vou escrever aqui os passos para instalação e configuração do WP. Aqui tenho a certeza que não o perco!

1º Passo - Aceder a www.wordpress.org e fazer download do WP (em português ou inglês, é como preferirem).

2º Passo - Fazer unzip da pasta e fazer upload por FTP para a pasta "public_html" do conteúdo (e apenas conteúdo).

Agora temos que criar a base de dados e o utilizador.

3º Passo - Aceder a www.omeudomínio.bla/cpanel e introduzimos os dados de login do FTP.

4º Passo - Depois com a ajuda do "MySQL Database Wizard, vamos começar a criar a nossa BD e o nosso USER.

5º Passo - Dá-se o nome que se quer à base de dados (normalmente uso "bd" apenas) e o nosso user (normalmente uso "user"), escolhemos a password que queremos ou podemos usar o gerador de passwords, temos é que a guardar num sítio seguro para depois não a perdermos.

6º Passo - Feito isto é marcar um visto onde diz "All Privileges" e continuar.

Depois de termos o nosso WP instalado temos que o configurar. Vamos a isso!

7º Passo - acedemos ao nosso site (www.omeudomínio.bla/index.php) e clicamos em "criar ficheiro de configurar".

8º Passo - Introduzimos o nome da BD completo (omeudomínio_bd, tendo em conta os exemplos que fui dando), o user (omeudomínio_user) e a password que criámos no cpanel.

9º Passo - Preencher com o nome que queremos dar ao nosso site e é aqui que definimos os nossos dados de acesso ao painel de controlo do WP.

E pronto! É só desfrutar a partir de agora.

Creio que não me enganei em nada, mas caso notem alguma coisa não hesitem em alertar-me. Espero que vos seja útil como me vai ser daqui a dias, já sei!

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei! Muito claro!

Anónimo disse...

Valeu! Muito bom mesmo!

Rui Cruz disse...

Isto é básico.

Rui